Reblochon
História:
O Reblochon é originário da França (Savoie – Rhône-Alpes).Nessa região, o Reblochon (AOC - Appellation d’Origine Contrôlée) é produzido com leite cru de vacas das raças Abondance, Montbéliard e Tarine. O seu nome é derivado do verbo reblocher que significa “ordenhar novamente”. O leite produzido na segunda ordenha é mais gordo e substancioso, gerando um queijo com características singulares. Para a produção de queijos Serra das Antas, foram selecionados apenas 4 produtores de leite, cujos animais, sob rigorosos controles sanitário e nutricional, produzem um leite de excelentes qualidades microbiológicas e “queijeiras”. Desse leite é separado, para a produção do Reblochon, apenas aquele com teor de gordura mais elevado, proveniente de vacas da raça Jersey. Com essa matéria-prima, fermentos especiais e um processo de fabricação artesanal, baseado em pequenas quantidades e rigoroso controle de higiene, é gerado um queijo com características muito agradáveis e únicas.
Uso Culinário:
O Reblochon é muito apreciado, em composição com outros queijos, em tábuas de queijos e saladas, ou gratinados com batatas.
 
Marca:
Leite: Vaca
Maturação: 3 a 4 semanas.
Casca: Avermelhada, com a ocorrência de mofos brancos e, eventualmente, azuis.
Embalagem:
PESO
EMBALAGEM
0,635 Kg
unidade
Características:
Queijo de casca lavada com massa semi-dura, não cozida, lavada e prensada. Durante o período de maturação, que dura 3 semanas, os queijos são virados diariamente e lavados duas vezes por semana em uma salmoura muito suave, onde se desenvolvem alguns fermentos responsáveis pelo aroma, textura e cor da casca. Esse processo é sempre iniciado nos queijos mais velhos e termina nos mais novos, transmitindo assim, as “sementes” dos fermentos para os queijos recém chegados à câmara de maturação. Ao término do período de lavagem, crescerão alguns tipos de mofos naturais, predominando a cor avermelhada, com a ocorrência de mofos brancos e, eventualmente, azuis.
Composição:
Leite pasteurizado, cloreto de cálcio, coalho, fermentos láticos e sal. Note que não contém corantes. A cor da casca é natural e resulta do processo de fabricação e maturação.